BEM-VINDO AOS COMEDORES COMPULSIVOS ANÔNIMOS - CCA ONLINE

Promessa de CCA: Coloco as minhas mãos nas suas e juntos conseguimos o que jamais conseguiríamos sozinhos! Não há mais aquela sensação de desesperança, não mais precisamos depender da nossa instável força de vontade. Estamos todos juntos agora, estendendo as nossas mãos em busca de força e poderes maiores que os nossos e, ao juntarmos as mãos, encontramos amor e compreensão além dos nossos mais ardentes sonhos.

Nosso Convite a Você

Nós, de Comedores Compulsivos Anônimos, fizemos uma descoberta. Na primeira reunião que assistimos, aprendemos que estávamos nas garras de uma perigosa doença e que a força de vontade, a saúde emocional e a confiança em nós mesmos, que alguns de nós um dia possuímos, não eram defesa contra ela.

Descobrimos que as causas da doença não são importantes. O que merece a atenção dos comedores compulsivos que ainda sofrem é o seguinte: existe um método comprovado pelo qual podemos deter nossa doença.

O programa de recuperação de CCA é inspirado no dos Alcoólicos Anônimos. Como nossas histórias pessoais confirmam, o programa de Doze Passos de recuperação funciona tão bem para comedores compulsivos como para alcoólicos.

Podemos garantir a você essa recuperação? A resposta depende de você. Se você encarar honestamente a verdade a respeito de você mesmo e da doença; se você continuar voltando às reuniões para falar e ouvir outros comedores compulsivos em recuperação; se você ler nossa literatura e a de Alcoólicos Anônimos com a mente aberta; e, mais importante, se você está disposto a confiar a orientação da sua vida a um poder superior a você e a seguir os Doze Passos com o melhor de sua capacidade, acreditamos que você realmente pode juntar- se ao grupo dos que se recuperam.

Para tratar a doença física, emocional e espiritual do comer compulsivo, oferecemos várias sugestões, mas tenha em mente que a base do programa é espiritual, como está evidenciado nos Doze Passos.

Não somos um “clube de dietas”. Não endossamos nenhum plano de alimentação em especial. Em CCA, abstinência é a ação de abster-se do comer compulsivo e dos comportamentos alimentares compulsivos enquanto se trabalha na direção de manter um peso corporal saudável. Uma vez que nos tornamos abstinentes, a preocupação com a comida diminui e, em muitos casos, nos abandona completamente. Nós percebemos que, para lidar com nosso tumulto interior, precisamos ter um novo modo de pensar e de agir na vida em vez de reagir a ela - em síntese, precisamos de um novo modo de viver.

Nessas condições favoráveis, começamos o programa de recuperação de Doze Passos, avançando além da comida e da ruína emocional para uma experiência de vida mais plena. Como resultado da prática dos Passos, os sintomas do comer compulsivo são removidos numa base diária, o que é conseguido através do processo de rendição a algo maior que nós mesmos; quanto maior for a nossa rendição, mais plena será nossa liberdade da obsessão por comida.

Eis aqui os Passos adaptados para Comedores Compulsivos Anônimos:

1. Admitimos que éramos impotentes perante a comida e que tínhamos perdido o domínio de nossas vidas.
2. Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia nos devolver a sanidade.
3. Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
4. Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
5. Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a exata natureza de nossas falhas.
6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
7. Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse das nossas imperfeições.
8. Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
9. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.
10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados(as), nós o admitimos prontamente.
11. Procuramos, por meio da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós e forças para realizar essa vontade.
12. Tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos comedores compulsivos e pôr em prática estes princípios em todas as nossas atividades.

“Mas eu sou muito fraco(a). Nunca conseguirei fazer isso!” - não se preocupe; todos nós pensamos e dissemos a mesma coisa. O surpreendente segredo do sucesso deste programa é justamente esse: fraqueza. É a fraqueza, e não a força, que nos une uns aos outros e a um poder maior, e que, de alguma maneira, nos dá a capacidade de fazer o que não conseguiríamos fazer sozinhos.

Se você decidir que você é um de nós, o acolheremos de braços abertos. Sejam quais forem as suas particularidades, nós lhe oferecemos a dádiva da aceitação. Você não está mais sozinho. Bem-vindo(a) a Comedores Compulsivos Anônimos. Bem-vindo(a) ao lar!